O uso de nutrientes funcionais na Saúde da Mulher

por Dr. Claudio Ferrarezi*

Atualmente o número de produtos e ativos de qualidade que o segmento magistral coloca à disposição da classe médica para que possamos melhorar a vida de nossos pacientes é cada vez maior. Para que possamos endossar e prescrever esse tipo de produto temos que ter efetividade garantida e origem certificada.

Nessa linha de produtos patenteados com bioassimilação demonstrada eu, como ginecologista e obstetra, mas, sobretudo, como médico da mulher, uso com frequência a manipulação na personalização dos tratamentos e na individualização das necessidades apresentadas. Dentre as diversas possibilidades, alguns ativos têm se tornado frequentes na minha prática clínica: Exsynutriment®, Glycoxil® e F. C. Oral.

Quanto ao Exsynutriment®, Silício Orgânico Biodisponível, uso em várias indicações, mas também em um momento muito delicado da vida da mulher, o pós-parto. Durante os longos meses de gestação, a mulher foi se adaptando às transformações internas e externas que ocorriam lenta e gradualmente. Nesses nove meses em que a mulher carregou o bebê na barriga, é provável que ela tenha percebido como seus cabelos ficaram bonitos, fortes, saudáveis. Tal injeção de vida é decorrente dos hormônios femininos, estrógeno e progesterona que, nessa fase, se mantêm em franca atividade no organismo. Acontece que, depois que a criança nasce, poucas mulheres escapam de uma das consequências dolorosas da gravidez, com características altamente relevantes para elas: a queda de cabelos.

O problema, em geral, acontece após 40 a 60 dias do nascimento e se estende por até seis meses. Na gestação, os hormônios masculinos praticamente desaparecem e sobram os femininos, que são bons para os cabelos. No pós-parto, as taxas voltam à normalidade e os fios que não caíram no período despencam todos ao mesmo tempo.

Daí a queda acentuada que tanto desagrada às mulheres. O estado nutricional da paciente conta muito e dependendo de como esteja, a perda varia entre 10% a 50%, mas a média de fios perdidos é de cerca de 30%.

Recomendo que, durante e depois da gestação, a mulher mantenha uma alimentação o mais saudável possível em acompanhamento com a nutricionista funcional. A lista inclui itens ricos em ferro, zinco, cobre e vitaminas B12, B6 e B9 como frutas, legumes, vegetais verde-escuros, grãos integrais, peixes – especialmente do mar, fontes de Ômega 3 fígado, carnes e ovos. O cabelo é pura proteína, portan to, precisa de aminoácidos, vitaminas e sais minerais para se formar. Caso a mamãe não ingira os nutrientes necessários, a reposição de cabelos pode demorar cerca de um ano ou até mais.

Para quem quer investir pesado na prevenção, vale ingerir durante toda a gravidez, uma suplementação vitamínica completa e adequada associada à probióticos e a nutrientes funcionais, tal como o F. C. Oral – Fosfolipídeos do Caviar – até seis meses do parto. Obtenho excelente resposta quando, logo após 14 dias do parto, na consulta de revisão, já prescrevo Exsynutriment®, complexo de ácido ortosilícico e colágeno marinho hidrolisado.

Por ser o único repositor de Silício Orgânico biodisponível, apresenta uma série de benefícios e no pós-parto, especialmente, atua no crescimento dos fios de cabelo, fortalecendo-os, evitando quedas e aumentando sua resistência e elasticidade, além de ser um aliado excelente na cicatrização, outro benefício muito explorado nas minhas prescrições em pacientes na fase pós-cirúrgica.

Os probióticos são organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um efeito benéfico à saúde por repor a flora intestinal danificada. Eles estão sendo recomendados cada vez em doses maio res, pois sabe-se que o intestino é extenso, o número de bactérias patogênicas está cada vez maior e existe muita perda de probióticos devido às toxinas advindas da alimentação moderna.

Para nos mantermos saudáveis precisamos “comer bactérias” e não apenas alimentos. Elas atuam na modulação da microbiota intestinal por meio da inibição da colonização dessa mucosa por patógenos. Os probióticos são seguros em qualquer fase da gestação e evitam a “epidemia metabólica”, ou seja, o microbioma intestinal materno é fator chave para a manutenção da saúde no período da gravidez e ao longo de toda a infância. Essa abordagem
revela uma nova forma de se pensar a saúde do binômio mãe – feto, a fim de garantir uma vida saudável, na qual a alimentação e a nutrição efetiva estão relacionadas ao bom funcionamento intestinal.

 

 


F. C. Oral, Fosfolipídios do Caviar, é uma associação de ômegas 3 vetorizados por fosfolipídio + astaxantina + vitamina E que possui uma alta concentração de DHA biodisponível com uma relação DHA/EPA 2:1. Uma molécula que tem grande poder modulador das inflamações, melhora a resistência à insulina e oxidação. Diminui processos inflamatórios e melhora a fluidez da membrana das células, normalizando a homeostase na produção de proteínas estruturais. Atua ainda no desenvolvimento do SNC, portanto, importantíssimo para a embriogênese e toda a infância. Uso com excelentes resultados para mãe e principalmente o feto.

Um benefício muito explorado nas minhas prescrições é a associação do Glycoxil® – ativo desglicante a antiglicante com a Metformina XR, não só no pós-parto, mas em qualquer situação de aumento da resistência à insulina, excesso de peso, pré-diabetes ou síndrome metabólica. Glycoxil® ou carcinina (β-alanil-histamina) apresenta-se com grande efetividade na modulação da glicemia e resistência à insulina. Possui forte ação antioxidante, previne a glicação e apresenta atividade desglicante. É excelente resposta no controle glicêmico e insulina da hemoglobina glicada e em casos de consumo excessivo de refinados onde ainda não houve alteração bioquímica.

Esta parceria Glycoxil® + Metformina XR produz grande diferença na qualidade da resposta clinica à normalização do peso e no controle da relação insulina / glicose.


*Dr. Claudio Ferrarezi é especialista em Ginecologia Endócrina pela FMUSP com pós-graduação Master em Ciências Antiaging pela UAM, Membro da Internacional Hormone Society, Membro da World Society of Antiaging Medicine – WOSAAM.

Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades e promoções em prmeira mão.

plugins premium WordPress